Home Sobre Contato/Anuncie Arquivo

A historia do batom e suas características


1.5.17


 Ontem eu estava organizando minhas maquiagens, tirando das gavetas, bolsas e necessaire, fazendo aquela faxina geral sabe? Foi ai que percebi a quantidade de batom que tenho, sério, quando está tudo bagunçado você não consegue ter a real noção do que você tem, mais experimenta criar vergonha na cara e organizar tudo pra tu ver. (risos)

 Meu marido costuma dizer que sou a louca dos batons. Sabe aquela mania de sair comprando tudo o que vê pela frente ? Pois é, sofro desse mal. (risos)
  Para vocês ter noção eu encontrei alguns que nem fazia ideia que tinha. Sair comprando desesperadamente dá nisso.

 Pois é meus amores, hoje o post fala justamente sobre esse produto tão usado pelas mulheres. Sabemos que ele é o coringa da make, seja ela simples ou mais elaborada. Mais você sabe a história do batom? Algumas características sabemos dizer, afinal o mercado tem um leque de cores disponíveis, diferentes texturas, embalagens, enfim, é uma infinidade de opção. Mas será que naquela época existia tanta opção assim ? E como ele realmente surgiu? Continue lendo e logo suas duvidas serão sanadas. :D

Bom, pode-se dizer que o hábito da pigmentação dos lábios surgiu na antiga Mesopotâmia, onde as egípcias tingiam seus lábios com produtos naturais, como o "polderos" uma raiz avermelhada que ao ser misturada com cera de mel deixava os lábios umidificados e com aspectos saldáveis. Já as mulheres das altas classes usavam um pigmento chamado " Púrpura de Tyr" que nada mais era que uma tinta bastante rara, produzida na cidade Fenícia de Tiro.

A origem do batom
Nefertite 
 Durante vários séculos o uso desse adorno de beleza foi considerado um alto simbolo de sensualidade e más intenções.
 Na Grécia, durante o século II, foi criada uma lei que proibia as mulheres de manter o hábito da pigmentação dos lábios antes do casamento. Muito tempo depois a Inglaterra adotou a mesma lei, proibindo de vez o uso. A explicação para a proibição era simples, as moças que coloriam os lábios tinham um grande poder de sedução, dessa forma conseguiam enganar todos os homem.
 Naquela época apenas as atrizes mais extravagantes e as prostitutas é que faziam uso de pigmentos.

O batom ganhou maior popularidade após o Século XVI, durante o reinado da rainha Elisabeth I. Tonando-se assim um padrão entre as mulheres. O produto que elas usavam para a pigmentação vinha de uma mistura de cera de abelha e tintas vegetais.
O mais engraçado era a forma com que elas se maquiavam. Passavam uma camada bem considerável de creme ou pó, resultando de uma pele bem esbranquiçada e lábios bem vermelhos. Sendo assim, o que mais chamava a atenção nas mulheres era o batom.

Já a fama só veio quando Rhocopis um perfumista francês o batizou de "baton serviteur" que em português significa "bastão servidor". A sua fabricação era feita de massa de talco, óleo de amêndoas, essência de Bergamota e limão. De cor avermelhado o batom era vendido em uma embalagem de papel de seda em formato de bastão. Só após a primeira Guerra Mundial as mulheres deixaram os preconceitos de lado e resolveram aderir de vez a moda.

 A forma sólida teve início na década de 30, porém a receita não sofreu mudanças drásticas, ainda tendo uma base gordurosa, para a facilitação na hora da aplicação.
Com as constantes mudanças na área da cosmetologia o batom deixou de ser apenas um ornamento de beleza e passou a ser também um fator de proteção contra o frio e o calor.

Ufá! É muita história ein mulher? (risos)
Mais ainda tem mais, você sabe todos os tipos de batons que existe?

Não? então vamos lá.

"A textura é essencial na criação de uma make perfeita, é ela que vai dizer a durabilidade e o efeito final do produto. Abaixo eu listei os tipos e as suas especificações."

Batom Cremoso:

   É ideal para fazer a hidratação dos lábios. Quando você sentir que eles estão apresentando sinais de desidratação opte pelo uso desse tipo de batom. A sua aplicação é bem mais fácil por ser cremoso, mas a durabilidade não é tão legal assim. Ao longo do dia você vai precisar ficar retocando. Portanto não esquece de levar na bolsa. Ah, e cuidado na hora de usar, sempre respeite a linha natural da boca para que ele não fique borrado.

A história do batom e suas características

Batom Matte:

   Febre entre a mulherada, o batom matificado possui uma textura mais seca e com baixa hidratação.
O uso dele pode provar ressecamento nos lábios caso você não estabeleça o hábito de hidratá-los.
 Já com relação a durabilidade ele é o campeão de fixação. 

A história do batom e suas características

Batom cintilante:

  O batom cintilante possui partículas de brilho em sua composição. Pode ter um efeito perolado ou até mesmo metalizado, fazendo com que os lábios fiquem sensuais e cintilante.
 Suas principais funções são:  Aumentar a boca, quando passado no centro, dar um ar mais frio a maquiagem.


A história do batom e suas características


Batom acetinado:

  Agregando mais cor aos lábios, o batom acetinado tem um efeito parecido com o gloss, porém sem muito brilho e sem deixar os lábios muito molhado. Com cobertura leve ele é ideal para ser usado no dia a dia.

A história do batom e suas características


Agora que você conheceu um pouquinho sobre esse produto que não vivemos sem, me falem o que acharam. Gostou do post? Deixe seu comentário :D

33 comentários:

  1. Eu amei o post, pra ser sincera eu mal sabia o que era batom acetinado, e descobri que tenho um e nem sabia! Kkkkkk Gostei do blog tbm. Ganhou seguidora hein!


    https://ateliernerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk - Que bom que você goatou meu bem! Fico feliz <3
      Fica ligadinha que tem coisas boas por ai. :D

      Um bjinho :*

      Excluir
  2. Não sabia de toda essas informações
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei do post, bela história dos batons, um grande luta para poder chegar aos lábios das mulheres. Post bem interativo e que desperta curiosidade. Parabéns, gostei da interação blogueiro e leitor, sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que interessante. Não sabia da história do batom. Conhecia todos os tipos, menos o acetinado, na verdade nem sabia que existia hahahaha.

    www.mcarolina.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Adorei o post, confesso que sou um pouco louca por batons também
    Nem sabia que existia o acetinado... hahahaha... hoje nem tenho dele, mas já tive...
    Beijos
    www.geeklegend.com.br

    ResponderExcluir
  6. É uma delícia a gente saber um pouco mais da história do batom.
    Lembro que estudei um pouco sobre a pigmentação dos lábios na faculdade, sempre achei interessante.

    Sabe que não gosto de batom mate? Apesar de achar bonito nas outras pessoas não é algo que eu goste.
    Prefiro os cremosos ou acetinados.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. Achei sua postagem sensacional! Toda essa parte da história, evolução e surgimento dos vários tipos de batons são super interessantes e e nunca tinha lido. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  8. Amei conhecer um pouco mais sobre a história do batom!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  9. O que seria de mim sem um batom para mostrar pro mundo o tom da minha personalidade no dia/vida? Amei!



    Blog Insaturada
    Facebook
    Instagram

    ResponderExcluir
  10. Oi! Muito bom o post, eu já sabia que já existia na altura no Antigo Egito, mas não sabia que tinha essa história. O batom e o gloss são as minhas duas maquilhagens preferidas.
    Boa continuação da semana.
    Bjs! Visite -> ice-cream-da-leno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa que legal esse post, eu nem tinha ideia de algumas informações sobre o batom.

    https://juhrablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. oi Leide! Amei a aula sobre batom, viu!! É interessante observar como os hábitos femininos foram se modificando ao longo do tempo! Tenho a pele sensível, então não dá para testar tudo :( Acho lindo esses de efeito mate acho que dá um ar sofisticado. Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Ai eu sou viciada nesse BASTAO SERVIDOR rsrsrs gentem amei essa postagem.

    ResponderExcluir
  14. Que massa a história!! vish amo matte, mas sim tem que hidratar!! Amei o post!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Hey !
    Adorei o post ! Daleeeee Mesopotâmia é rainha Elizabeth hein ?
    Salvando nossos lábios hahahaha
    Muito bom
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Adorei teu post! Mas sou suspeita pra falar, sou historiadora e apaixonada por batons, aí adoro conhecer a história das coisas kkkkk

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post, ainda não tinha pesquisado sobre a origem do Batom . É engraçado como antigamente as pessoas julgava as outras por pequenas coisas . Quando era criança , ouvia muito que esmalte vermelho não era para moças decentes . kkk Ainda bem que o tempo passa , amo batom !! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Não fazia ideia dá origem do batom, mas amei saber como ele foi criado.
    Eu amo batom Matte é meu preferido.
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Caprichou nos detalhes ein, adorei conhecer um pouco mais da história. Definitivamente o meu favorito é o matte, eu amo demais essa textura e claro a durabilidade

    ResponderExcluir
  20. Realmente tenho que concordar que o batom deixa a mulher mais sensual do que já somos.Eu demorei muito tempo para me sentir confortável usando batom, hoje ,quero comprar um de cor, sou apaixonada, do cremoso ao matte.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Adorei as curiosidades que você trouxe sobre a história do batom no post! Com certeza isso agrega mais valor e mais conteúdo! Eu uso batom desde que me lembro, rs, aprendi com a minha mãe desde pequena e uso sempre. Dos tipos de batom eu só não gosto de usar os batons matte, não gosto muito dessa aparência sem brilho deles.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Nunca parei para pensar sobre a história do batom. Como é que no decorrer do tempo um mesmo produto foi sustado por nobres por sua raridade e por prostitutas e como item feminina indispensável...bizarrices da humanidade. Os Martes realmente estão com tudo agora.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  23. gente, adorei o post, não sabia que os batons já foram proibidos, adorei saber. Adoro os batons cremosos.


    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  24. Adorei!!! Nossa!!! Eu tenho baton acetinado e não sabia o que era kkkkk Vou seguir a sua dica e sair juntando todos os batons que tenho aqui. Não tenho nem noção de quantos tenho kkkk

    ResponderExcluir
  25. Simplesmente A-M-E-I o post! Acho muito bom ler coisas assim que nos apresentam a origem e história de coisas que usamos com frequência. Seu post está muito bem feito, eu achei muito bacana poder conhecer mais do batom. Meu favorito é o de cobertura matte, acho muito charmoso :3 Beijocas! ♥

    Sorriso Jovem

    ResponderExcluir
  26. Sabia que a maquiagem de pele e delineador/lápis tinham vindo de lá, mas o batom não. As egipcias eram ligadas mesmo hehehe Adorei o post <3 Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  27. Já conhecia a história do batom e acho ela bem interessante. Mas a textura dos meus batos favoritos é matte. Os cremosos ficam batendo no meu queixo e manchando tudo até virar uma palhaça hahahah
    Amei o post <3
    Beijos!
    Mad Souls

    ResponderExcluir
  28. menina eu amo baton e minha paixao é o mate adorei conhecer mais sobre o baton

    ResponderExcluir
  29. Adorei seu post! Muito legal conhecer mais sobre a história do batom!
    XoXo
    Mah
    www.mayraabdo.com.br

    ResponderExcluir
  30. Com certeza um arraso puro esse post ! Saber da história desde o inicio é sensacional !
    Eu antigamente só usava o cremoso, mas tenho que confessa que me rendi total ao matte ! Tem uns super lindos e maravilhosos que não consigo resistir hahaha. Parabéns pelo post.

    Os Papos Femininos

    ResponderExcluir
  31. QUantas informações no seu post, juro que não conhecia a história do batom e fiquei feliz ehehehehehehe
    Adoro batom mate, são demais
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Não entendo nada dessas coisas de maquiagem, mas de história sim, gostei de conhecer um pouco da história sobre o batom, ainda não conhecia e achei muito interessante.

    ResponderExcluir

© Verdade seja Dita / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.